23 de outubro de 2022
contato@operacaocontabil.com.br

Qual o melhor regime tributário para minha empresa?

melhor regime tributário para minha empresa

O melhor regime tributário para a empresa varia, principalmente, de acordo com a economia anual de cada empresa, sendo indicado o Simples Nacional para micro e pequenas empresas, lucro real para empresas com alto custo operacional e o lucro presumido para empresas com alta lucratividade.

Cada negócio tem um modelo de tributação que melhor se encaixa dentro da sua realidade e escolher a opção ideal pode oferecer diversos benefícios, além da segurança e da otimização dos processos.


O regime tributário deve ser uma das prioridades dos gestores no momento de abrir um negócio. 


É muito comum que algumas questões operacionais e estratégicas sejam colocadas a frente, mas isso não significa que os fatores contábeis e fiscais possam ser deixados de lado e definir esses detalhes pode ser bem complicado sem o auxílio de um contador.

Quais são as opções de regime tributário?

opções de regime tributário

As opções de regime tributário são simples nacional, lucro real e lucro presumido.

Simples nacional

Criado no ano de 2006 com o intuito de desburocratizar o pagamento de impostos das Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI), o Simples Nacional possui alíquotas mais baixas e concentração de tributos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). 


No caso do MEI, a adesão ao Simples é obrigatória, já imaginando um cenário de enquadramento como microempresa. Para os microempreendedores existe um valor fixo mensal, que corresponde à contribuição de INSS, ICM ou ISS. 


Apesar de ser um regime tributário simplificado, não significa que seja ideal para todo o tipo de negócio e além disso, existem restrições de atividades e faturamento que impedem algumas empresas de optarem por ele.

Lucro Real

Trata-se de um regime tributário no qual se considera o lucro líquido da empresa, isto é, o valor final do informe contábil, já descontando as despesas das receitas, por isso o nome de Lucro Real. 


As empresas com faturamento anual de R$78 milhões e negócios que desenvolvem atividades financeiras são obrigadas a escolher esse tipo de regime tributário. Entretanto, qualquer outro tipo de negócio também pode optar por este regime. 


Um ponto importante sobre o Lucro Real é que trata-se de uma alternativa mais complexa para que o empreendedor entenda o cálculo dos impostos e, por esta razão, é imprescindível contar com a contabilidade para o controle sobre a gestão fiscal e tributária.


Uma das vantagens de adotar esta tributação, é a possibilidade de investir em um crédito final positivo a favor da empresa. Esse tipo de condição se consolida quando a companhia paga antecipadamente os seus tributos e ao final da operação, o valor total é menor do que foi pago. 

Lucro Presumido

O Lucro Presumido não leva esse nome por acaso. Se no Lucro Real os impostos incidem sobre o rendimento líquido da empresa, no Lucro Presumido eles são calculados com base na receita bruta estimada. 


Isto quer dizer que, a cobrança neste modelo de tributação ocorre baseado na porcentagem do faturamento entendido como lucro. Este lucro é pré-determinado pela lei, de acordo com os valores fixados para cada tipo de atividade.


A arrecadação deste regime é anual, ou seja, todos os valores são somados ao final do período, como o Pis, Cofins, ISS e INSS.


O principal benefício do Lucro Presumido é no comparativo com o Real, que como parte dos impostos recai sobre um valor hipotético pré estabelecido, sem a necessidade de comprovação do rendimento efetivo ao Fisco. 

Como escolher o melhor regime tributário?

Como escolher o melhor regime tributário

Para escolher o melhor regime tributário, é necessário avaliar pontos como:



  • Créditos tributários;
  • Mudanças na legislação;
  • Gastos indiretos;
  • Entre outros fatores. 


O escritório de contabilidade irá auxiliar em uma avaliação muito bem detalhada e criteriosa que irá evitar qualquer tipo de problema futuro que prejudique nas tomadas de decisão.


Definir o melhor regime tributário para a sua empresa é a garantia da obtenção de benefícios e melhor desenvolvimento do negócio, potencializando assim, os resultados. 


Não importa se você está abrindo uma empresa ou se já está no mercado há alguns anos, a assessoria contábil é sempre bem vinda para auxiliar neste tipo de questão.

Contabilidade empresarial

A Operação Contábil é a contabilidade empresarial para ajudar na escolha do regime tributário com atendimento 100% online. Atendimento em diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Contabilidade para abertura de empresa para engenheiros no Simples Nacional em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade especializada auxilia engenheiros em São Paulo a abrir empresa no Simples Nacional, garantindo economia tributária, regularização e segurança fiscal.
Escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Um escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo proporciona redução de tributos, regularização fiscal e gestão segura da sociedade.
Contabilidade para fisioterapeutas autônomos em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade ajuda fisioterapeutas autônomos em São Paulo a pagar menos impostos, emitir notas fiscais e organizar o consultório com segurança jurídica.
Como reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul: reduza impostos abrindo CNPJ, escolhendo CNAE correto e regime (Simples com fator R ou Lucro Presumido), controlando folha, deduzindo despesas e aplicando planejamento mensal.
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Mais Posts