3 de outubro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Igreja precisa contratar contador?

Igreja precisa contratar contador

Sim, as igrejas precisam de contabilidade. A imunidade das igrejas não as isenta de realizarem as obrigações acessórias, igualmente, não há isenção de outros tributos como taxas e contribuições, de modo que a mera imunidade de impostos, garantida pela Constituição Federal.

As igrejas e templos de qualquer culto possuem imunidade tributária para o pagamento de impostos. Significa que elas não têm que recolher apenas os impostos relativos a patrimônio, renda e serviços, que sejam diretamente direcionados às suas finalidades essenciais e objetivos sociais.



Apesar de não precisarem recolher impostos, as igrejas devem recolher outros tributos, como os valores relativos à INSS e Imposto de Renda - quando há contratação de funcionários, por exemplo – além dos impostos sobre a contratação de serviços.

Quais são as responsabilidades tributárias das igrejas?

responsabilidades tributárias das igrejas

Existem obrigações acessórias que devem ser cumpridas pela igreja, isso porque, a igreja é uma instituição que gera receitas e despesas, e apesar de não pagar imposto sobre elas, deve declará-las ao fisco.


A igreja é obrigada a declarar a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – que informa ao fisco as operações realizadas pela Pessoa Jurídica, sobre a qual é calculado o Imposto de Renda Pessoa Jurídica - o qual a igreja não precisa pagar.


Outro exemplo de obrigação acessória das igrejas é a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) – quando a igreja possui funcionários deve realizar a retenção do imposto de renda. Importante esclarecer que essa retenção, apesar de ser realizada pela igreja, refere-se ao imposto de renda do trabalhador.


Além da DIRF, igrejas que possuem empregados precisam declarar a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), que deve ser entregue todo mês.


Isso significa que, a partir do momento que a igreja constitui seu CNPJ, assume obrigações perante o fisco, e se não as cumpre, pode incorrer em multa, ou até de ter seu CNPJ cancelado. Com o CNPJ inapto, a instituição não consegue realizar operações básicas, como movimentar contas bancárias.


Algumas igrejas têm outras formas de arrecadar dinheiro para sua manutenção, como a venda de livros e comidas – nessas situações, caso utilize maquininha de cartão, com o CNPJ inapto, também não poderá receber pagamento ou retirar o dinheiro da instituição financeira para movimentá-lo.


Além dos benefícios já mencionados, relativos às obrigações acessórias e outras tributações que não sejam impostos, a igreja que pode contar com um contador possui assistência especializada, e tem auxílio com outras questões como a abertura e constituição do CNPJ, a elaboração do estatuto, o registro da empresa, além de prestar auxílio na parte trabalhista.

Contabilidade para igrejas em SP

A Operação Contábil é a contabilidade para igrejas em SP e templos de qualquer culto, que se preocupa verdadeiramente com a segurança e pleno funcionamento de sua instituição. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Escritório contábil para dentistas e clínicas odontológicas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O escritório contábil para dentistas e clínicas odontológicas em São Paulo garante economia tributária, segurança fiscal e gestão eficiente do consultório.
Tributação ideal para nutricionistas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
A tributação ideal para nutricionistas em São Paulo é aquela que garante o menor pagamento de impostos, o enquadramento correto e a segurança contábil da clínica.
Planejamento tributário para dentistas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O planejamento tributário para dentistas em São Paulo garante menor carga fiscal, conformidade legal e permite escolher o regime ideal para reduzir impostos e aumentar a rentabilidade da clínica.
Como abrir CNPJ para psicólogo em São Paulo com redução de taxas
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
Abrir CNPJ para psicólogo em São Paulo com redução de taxas exige escolher o regime tributário ideal e realizar o enquadramento contábil correto.
Como abrir empresa de engenharia em São Paulo com segurança contábil
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O regime tributário ideal para abrir empresa de engenharia em São Paulo é aquele que garante CNPJ regularizado, enquadramento correto e segurança contábil desde o início.
Qual o regime tributário ideal para advogados em São Paulo?
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O regime tributário ideal para advogados em São Paulo varia conforme o faturamento e pode reduzir impostos ao escolher entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Posso perder meu CNPJ por irregularidade
Por Operação Contábil 24 de setembro de 2025
Sim, empresas podem ter o CNPJ suspenso ou baixado por irregularidades fiscais, omissão de declarações, dívidas tributárias ou falta de atualização cadastral.
Contabilidade em São Paulo para dentistas: Abertura e regularização de consultórios
Por Operação Contábil 24 de setembro de 2025
A contabilidade em São Paulo para dentistas auxilia desde a abertura do consultório até a regularização fiscal, garantindo segurança tributária e crescimento sustentável.
Melhor contabilidade em São Paulo para quem quer trocar de contador
Por Operação Contábil 23 de setembro de 2025
A melhor contabilidade em São Paulo para quem deseja trocar de contador é aquela que garante transição segura, redução de custos, regularização fiscal e suporte estratégico para empresas, como a Operação Contábil.
Como migrar do Simples Nacional para o Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A migração do Simples Nacional para o Lucro Real exige comunicação à Receita Federal, planejamento contábil e adequação às novas obrigações fiscais.
Mais Posts