3 de outubro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Igreja precisa contratar contador?

Igreja precisa contratar contador

Sim, as igrejas precisam de contabilidade. A imunidade das igrejas não as isenta de realizarem as obrigações acessórias, igualmente, não há isenção de outros tributos como taxas e contribuições, de modo que a mera imunidade de impostos, garantida pela Constituição Federal.

As igrejas e templos de qualquer culto possuem imunidade tributária para o pagamento de impostos. Significa que elas não têm que recolher apenas os impostos relativos a patrimônio, renda e serviços, que sejam diretamente direcionados às suas finalidades essenciais e objetivos sociais.



Apesar de não precisarem recolher impostos, as igrejas devem recolher outros tributos, como os valores relativos à INSS e Imposto de Renda - quando há contratação de funcionários, por exemplo – além dos impostos sobre a contratação de serviços.

Quais são as responsabilidades tributárias das igrejas?

responsabilidades tributárias das igrejas

Existem obrigações acessórias que devem ser cumpridas pela igreja, isso porque, a igreja é uma instituição que gera receitas e despesas, e apesar de não pagar imposto sobre elas, deve declará-las ao fisco.


A igreja é obrigada a declarar a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – que informa ao fisco as operações realizadas pela Pessoa Jurídica, sobre a qual é calculado o Imposto de Renda Pessoa Jurídica - o qual a igreja não precisa pagar.


Outro exemplo de obrigação acessória das igrejas é a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) – quando a igreja possui funcionários deve realizar a retenção do imposto de renda. Importante esclarecer que essa retenção, apesar de ser realizada pela igreja, refere-se ao imposto de renda do trabalhador.


Além da DIRF, igrejas que possuem empregados precisam declarar a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), que deve ser entregue todo mês.


Isso significa que, a partir do momento que a igreja constitui seu CNPJ, assume obrigações perante o fisco, e se não as cumpre, pode incorrer em multa, ou até de ter seu CNPJ cancelado. Com o CNPJ inapto, a instituição não consegue realizar operações básicas, como movimentar contas bancárias.


Algumas igrejas têm outras formas de arrecadar dinheiro para sua manutenção, como a venda de livros e comidas – nessas situações, caso utilize maquininha de cartão, com o CNPJ inapto, também não poderá receber pagamento ou retirar o dinheiro da instituição financeira para movimentá-lo.


Além dos benefícios já mencionados, relativos às obrigações acessórias e outras tributações que não sejam impostos, a igreja que pode contar com um contador possui assistência especializada, e tem auxílio com outras questões como a abertura e constituição do CNPJ, a elaboração do estatuto, o registro da empresa, além de prestar auxílio na parte trabalhista.

Contabilidade para igrejas em SP

A Operação Contábil é a contabilidade para igrejas em SP e templos de qualquer culto, que se preocupa verdadeiramente com a segurança e pleno funcionamento de sua instituição. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Contabilidade para abertura de empresa para engenheiros no Simples Nacional em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade especializada auxilia engenheiros em São Paulo a abrir empresa no Simples Nacional, garantindo economia tributária, regularização e segurança fiscal.
Escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Um escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo proporciona redução de tributos, regularização fiscal e gestão segura da sociedade.
Contabilidade para fisioterapeutas autônomos em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade ajuda fisioterapeutas autônomos em São Paulo a pagar menos impostos, emitir notas fiscais e organizar o consultório com segurança jurídica.
Como reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul: reduza impostos abrindo CNPJ, escolhendo CNAE correto e regime (Simples com fator R ou Lucro Presumido), controlando folha, deduzindo despesas e aplicando planejamento mensal.
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Mais Posts