3 de outubro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como declarar imposto de renda?

Como declarar imposto de renda

Para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano de 2023, o contribuinte deve realizar o download do programa “IRPF 2023”, disponível no site do GOV, na parte da Receita Federal. Após baixar o programa, é necessário preencher vários dados pessoais, além dos dados do seu cônjuge e dependentes, e os dados relativos aos seus rendimentos, pagamentos, bens e direitos, entre outros. A declaração deve ser entregue entre os dias 15/03/2023 e 31/05/2023.

O contribuinte que deseja realizar a Declaração de Imposto de Renda sozinho, deve atentar-se aos documentos necessários para preencher a declaração:



  • Seus documentos pessoais; 
  • Os documentos pessoais de seu cônjuge e dependentes; 
  • Comprovante de rendimento fornecido pela empresa (se trabalhar com carteira assinada) ou de eventuais benefício e pensões que receba; 
  • Documentos relativos aos bens (imóveis, veículos); 
  • Informe de rendimentos das contas bancárias e corretoras de investimentos; 
  • Comprovantes de pagamento de verbas dedutíveis; 
  • Outros, a depender do caso.


É importante salientar que não é extremamente difícil realizar a declaração, mas ela exige atenção do contribuinte para preencher as informações corretamente. Caso ocorra algum erro na hora do preenchimento, pode ser realizada a retificação da declaração posteriormente.


Apesar de ser possível realizar a declaração de imposto de renda sozinho, é viável a contratação de um contador especializado na área para prestar auxílio quando o contribuinte sente dificuldade em realizar a declaração, ou quando seu caso é muito específico, como, por exemplo, uma pessoa que possui muitos bens, imóveis, ações, investimentos, empresas, e não sabe como declará-los.

O que é a declaração de imposto de renda?

declaração de imposto de renda

A declaração é um ato realizado pelo contribuinte. A pessoa que deve imposto ao governo declara, de acordo com seus rendimentos e bens, qual seria o valor correto a se pagar a título de imposto de renda. Após fazer a declaração, o contribuinte realiza a emissão da guia (no próprio aplicativo IRPF 2023) e finaliza seu pagamento. A Fazenda, por sua vez, confere a declaração do contribuinte, e pode homologá-la (dizer que está tudo certo), ou identificar algum problema na declaração e intimar o contribuinte para que realize a correção.



Os status da declaração do imposto de renda são:


  • “Processada”, significa que já foi aceita pela Receita Federal - porém, caso posteriormente o governo identifique alguma irregularidade, pode revisar esse status no prazo de cinco anos.
  • “Com Pendências”; “Em Análise”; ou “Cancelada”, indicam problemas a serem resolvidos pelo contribuinte, que devem ser analisados caso a caso.
  • “Retificada”, significa que ela foi substituída por outra declaração realizada pelo mesmo contribuinte.
  • “Em processamento”, significa que a declaração já foi recebida pelo fisco, mas a análise não foi concluída, igualmente ao status “Tratamento Manual”.


Por fim, quando a declaração está “Em fila de restituição” significa que você irá receber a restituição de alguma parte de seu imposto, pago a maior, de acordo com o calendário de pagamentos do governo.

Contabilidade para imposto de renda em São Paulo

A Operação Contábil é uma contabilidade para imposto de renda em São Paulo com atendimento online, com ampla experiência no setor contábil. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe para saber mais sobre imposto de renda, clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Contabilidade para abertura de empresa para engenheiros no Simples Nacional em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade especializada auxilia engenheiros em São Paulo a abrir empresa no Simples Nacional, garantindo economia tributária, regularização e segurança fiscal.
Escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Um escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo proporciona redução de tributos, regularização fiscal e gestão segura da sociedade.
Contabilidade para fisioterapeutas autônomos em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade ajuda fisioterapeutas autônomos em São Paulo a pagar menos impostos, emitir notas fiscais e organizar o consultório com segurança jurídica.
Como reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul: reduza impostos abrindo CNPJ, escolhendo CNAE correto e regime (Simples com fator R ou Lucro Presumido), controlando folha, deduzindo despesas e aplicando planejamento mensal.
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Mais Posts