15 de fevereiro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como regularizar o CNPJ?

Como regularizar o CNPJ

Para regularizar o CNPJ é preciso identificar as pendências da empresa, verificar as declarações e os demonstrativos em atraso, e realizar o pagamento dos débitos em atraso. Com a irregularidade não é possível emitir notas, adquirir financiamentos, ou participar de procedimentos licitatórios.

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um cadastro de fundamental importância para as empresas, pois por meio dele órgãos públicos como a Receita Federal podem conhecer melhor cada pessoa jurídica do país.


Além disso, um CNPJ ativo é essencial para que os empreendedores mantenham suas atividades, como faturar e obter financiamentos. Portanto, além de garantir a abertura correta do CNPJ, também é preciso mantê-lo ativo.


As ações que podem causar isso são:



  • Débitos tributários federais, estaduais ou municipais;
  • Transações de comércio exterior não são padronizadas;
  • Omissão de uma ou mais declarações;
  • Atividade comercial no endereço registrado não é reconhecida.


Embora a Receita Federal envie informações e intimações transmitindo a necessidade de regulamentar o CNPJ, é recomendável consultá-lo regularmente em seu site. Dessa forma, problemas que atrapalham a execução das atividades empresariais podem ser evitados.

Passo a passo para regularizar o CNPJ

regularizar o CNPJ

O passo a passo para regularizar o CNPJ é:

Identificar as pendências da empresa

Para legalizar o seu CNPJ, a primeira coisa que você precisa determinar é saber, de fato, quais são as questões jurídicas que tornam o cadastro inadequado. Conforme orientação da Receita Federal, você deve acessar o portal e-CAC para consultar a situação fiscal do seu CNPJ. Dessa forma, é possível determinar quais documentos devem ser apresentados ao regulador para resolver pendências.

Verificar declarações em atraso

Depois de saber por que o CNPJ é considerado inapto, é hora de verificar e reunir os documentos necessários. Para isso, é necessário preencher o formulário de declaração especificado pela Receita Federal e encaminhá-lo ao órgão. Você pode fazer isso através do próprio site da Receita Federal.


Caso o CNPJ esteja classificado como Microempreendedor Individual (MEI), o titular do CNPJ pode solicitar a regularização do cadastro. Para isso, você pode acessar o site do Simples Nacional.


Para empresas optantes pelos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, com obrigações legais e declarações mais detalhadas, é necessário contratar os serviços de um contador com conhecimento específico na área.

Quitação de débitos

A etapa final é quitar a dívida e as multas com a Receita Federal. Isso porque a reativação do cadastro no CNPJ só é possível após a confirmação do pagamento.

O que acontece quando o CNPJ está irregular?

O que acontece quando o CNPJ está irregular

Quando o CNPJ está irregular, a empresa não pode emitir notas fiscais, nem fazer empréstimos e financiamentos. Além de não poderem realizar negócios bancários, as pessoas jurídicas também não podem participar de licitações.

Contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo

A OPC é uma contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo com atendimento 100% online que atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Contabilidade para abertura de empresa para engenheiros no Simples Nacional em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade especializada auxilia engenheiros em São Paulo a abrir empresa no Simples Nacional, garantindo economia tributária, regularização e segurança fiscal.
Escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Um escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo proporciona redução de tributos, regularização fiscal e gestão segura da sociedade.
Contabilidade para fisioterapeutas autônomos em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade ajuda fisioterapeutas autônomos em São Paulo a pagar menos impostos, emitir notas fiscais e organizar o consultório com segurança jurídica.
Como reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul: reduza impostos abrindo CNPJ, escolhendo CNAE correto e regime (Simples com fator R ou Lucro Presumido), controlando folha, deduzindo despesas e aplicando planejamento mensal.
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Mais Posts