15 de fevereiro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como regularizar o CNPJ?

Como regularizar o CNPJ

Para regularizar o CNPJ é preciso identificar as pendências da empresa, verificar as declarações e os demonstrativos em atraso, e realizar o pagamento dos débitos em atraso. Com a irregularidade não é possível emitir notas, adquirir financiamentos, ou participar de procedimentos licitatórios.

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um cadastro de fundamental importância para as empresas, pois por meio dele órgãos públicos como a Receita Federal podem conhecer melhor cada pessoa jurídica do país.


Além disso, um CNPJ ativo é essencial para que os empreendedores mantenham suas atividades, como faturar e obter financiamentos. Portanto, além de garantir a abertura correta do CNPJ, também é preciso mantê-lo ativo.


As ações que podem causar isso são:



  • Débitos tributários federais, estaduais ou municipais;
  • Transações de comércio exterior não são padronizadas;
  • Omissão de uma ou mais declarações;
  • Atividade comercial no endereço registrado não é reconhecida.


Embora a Receita Federal envie informações e intimações transmitindo a necessidade de regulamentar o CNPJ, é recomendável consultá-lo regularmente em seu site. Dessa forma, problemas que atrapalham a execução das atividades empresariais podem ser evitados.

Passo a passo para regularizar o CNPJ

regularizar o CNPJ

O passo a passo para regularizar o CNPJ é:

Identificar as pendências da empresa

Para legalizar o seu CNPJ, a primeira coisa que você precisa determinar é saber, de fato, quais são as questões jurídicas que tornam o cadastro inadequado. Conforme orientação da Receita Federal, você deve acessar o portal e-CAC para consultar a situação fiscal do seu CNPJ. Dessa forma, é possível determinar quais documentos devem ser apresentados ao regulador para resolver pendências.

Verificar declarações em atraso

Depois de saber por que o CNPJ é considerado inapto, é hora de verificar e reunir os documentos necessários. Para isso, é necessário preencher o formulário de declaração especificado pela Receita Federal e encaminhá-lo ao órgão. Você pode fazer isso através do próprio site da Receita Federal.


Caso o CNPJ esteja classificado como Microempreendedor Individual (MEI), o titular do CNPJ pode solicitar a regularização do cadastro. Para isso, você pode acessar o site do Simples Nacional.


Para empresas optantes pelos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, com obrigações legais e declarações mais detalhadas, é necessário contratar os serviços de um contador com conhecimento específico na área.

Quitação de débitos

A etapa final é quitar a dívida e as multas com a Receita Federal. Isso porque a reativação do cadastro no CNPJ só é possível após a confirmação do pagamento.

O que acontece quando o CNPJ está irregular?

O que acontece quando o CNPJ está irregular

Quando o CNPJ está irregular, a empresa não pode emitir notas fiscais, nem fazer empréstimos e financiamentos. Além de não poderem realizar negócios bancários, as pessoas jurídicas também não podem participar de licitações.

Contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo

A OPC é uma contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo com atendimento 100% online que atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Escritório contábil para dentistas e clínicas odontológicas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O escritório contábil para dentistas e clínicas odontológicas em São Paulo garante economia tributária, segurança fiscal e gestão eficiente do consultório.
Tributação ideal para nutricionistas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
A tributação ideal para nutricionistas em São Paulo é aquela que garante o menor pagamento de impostos, o enquadramento correto e a segurança contábil da clínica.
Planejamento tributário para dentistas em São Paulo
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O planejamento tributário para dentistas em São Paulo garante menor carga fiscal, conformidade legal e permite escolher o regime ideal para reduzir impostos e aumentar a rentabilidade da clínica.
Como abrir CNPJ para psicólogo em São Paulo com redução de taxas
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
Abrir CNPJ para psicólogo em São Paulo com redução de taxas exige escolher o regime tributário ideal e realizar o enquadramento contábil correto.
Como abrir empresa de engenharia em São Paulo com segurança contábil
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O regime tributário ideal para abrir empresa de engenharia em São Paulo é aquele que garante CNPJ regularizado, enquadramento correto e segurança contábil desde o início.
Qual o regime tributário ideal para advogados em São Paulo?
Por Operação Contábil 8 de outubro de 2025
O regime tributário ideal para advogados em São Paulo varia conforme o faturamento e pode reduzir impostos ao escolher entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Posso perder meu CNPJ por irregularidade
Por Operação Contábil 24 de setembro de 2025
Sim, empresas podem ter o CNPJ suspenso ou baixado por irregularidades fiscais, omissão de declarações, dívidas tributárias ou falta de atualização cadastral.
Contabilidade em São Paulo para dentistas: Abertura e regularização de consultórios
Por Operação Contábil 24 de setembro de 2025
A contabilidade em São Paulo para dentistas auxilia desde a abertura do consultório até a regularização fiscal, garantindo segurança tributária e crescimento sustentável.
Melhor contabilidade em São Paulo para quem quer trocar de contador
Por Operação Contábil 23 de setembro de 2025
A melhor contabilidade em São Paulo para quem deseja trocar de contador é aquela que garante transição segura, redução de custos, regularização fiscal e suporte estratégico para empresas, como a Operação Contábil.
Como migrar do Simples Nacional para o Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A migração do Simples Nacional para o Lucro Real exige comunicação à Receita Federal, planejamento contábil e adequação às novas obrigações fiscais.
Mais Posts