15 de fevereiro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como regularizar o CNPJ?

Como regularizar o CNPJ

Para regularizar o CNPJ é preciso identificar as pendências da empresa, verificar as declarações e os demonstrativos em atraso, e realizar o pagamento dos débitos em atraso. Com a irregularidade não é possível emitir notas, adquirir financiamentos, ou participar de procedimentos licitatórios.

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um cadastro de fundamental importância para as empresas, pois por meio dele órgãos públicos como a Receita Federal podem conhecer melhor cada pessoa jurídica do país.


Além disso, um CNPJ ativo é essencial para que os empreendedores mantenham suas atividades, como faturar e obter financiamentos. Portanto, além de garantir a abertura correta do CNPJ, também é preciso mantê-lo ativo.


As ações que podem causar isso são:



  • Débitos tributários federais, estaduais ou municipais;
  • Transações de comércio exterior não são padronizadas;
  • Omissão de uma ou mais declarações;
  • Atividade comercial no endereço registrado não é reconhecida.


Embora a Receita Federal envie informações e intimações transmitindo a necessidade de regulamentar o CNPJ, é recomendável consultá-lo regularmente em seu site. Dessa forma, problemas que atrapalham a execução das atividades empresariais podem ser evitados.

Passo a passo para regularizar o CNPJ

regularizar o CNPJ

O passo a passo para regularizar o CNPJ é:

Identificar as pendências da empresa

Para legalizar o seu CNPJ, a primeira coisa que você precisa determinar é saber, de fato, quais são as questões jurídicas que tornam o cadastro inadequado. Conforme orientação da Receita Federal, você deve acessar o portal e-CAC para consultar a situação fiscal do seu CNPJ. Dessa forma, é possível determinar quais documentos devem ser apresentados ao regulador para resolver pendências.

Verificar declarações em atraso

Depois de saber por que o CNPJ é considerado inapto, é hora de verificar e reunir os documentos necessários. Para isso, é necessário preencher o formulário de declaração especificado pela Receita Federal e encaminhá-lo ao órgão. Você pode fazer isso através do próprio site da Receita Federal.


Caso o CNPJ esteja classificado como Microempreendedor Individual (MEI), o titular do CNPJ pode solicitar a regularização do cadastro. Para isso, você pode acessar o site do Simples Nacional.


Para empresas optantes pelos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, com obrigações legais e declarações mais detalhadas, é necessário contratar os serviços de um contador com conhecimento específico na área.

Quitação de débitos

A etapa final é quitar a dívida e as multas com a Receita Federal. Isso porque a reativação do cadastro no CNPJ só é possível após a confirmação do pagamento.

O que acontece quando o CNPJ está irregular?

O que acontece quando o CNPJ está irregular

Quando o CNPJ está irregular, a empresa não pode emitir notas fiscais, nem fazer empréstimos e financiamentos. Além de não poderem realizar negócios bancários, as pessoas jurídicas também não podem participar de licitações.

Contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo

A OPC é uma contabilidade para regularizar CNPJ em São Paulo com atendimento 100% online que atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Como declarar o IRPF após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, declare seu IRPF informando os rendimentos como pessoa física e os lucros da empresa, se houver.
Quanto tempo para regularizar após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, o prazo para regularizar a situação é de até 30 dias, conforme as normas da Receita Federal.
O desenquadramento do MEI é automático
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
O desenquadramento do MEI não é automático; o empreendedor deve solicitar o processo quando necessário.
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Mais Posts