27 de outubro de 2022
contato@operacaocontabil.com.br

Como funciona a contabilidade para médicos?

contabilidade para médicos

A contabilidade para médicos funciona por meio de uma assessoria contábil que é responsável por toda a parte burocrática do profissional, desde os procedimentos fiscais até o auxílio de todas as leis vigentes no país. 

A contabilidade para médicos têm importância fundamental na gestão dos consultórios, sejam eles em sociedade ou individuais. 


Vale ressaltar que com exceção do MEI, todas as empresas precisam de um contador que responda perante os órgãos governamentais. 


A importância da contabilidade para médicos, entretanto, vai muito além do cumprimento das obrigações legais. Atualmente os contadores são vistos como parceiros estratégicos de negócios. 


Isto quer dizer que a contabilidade auxilia em diversas outras questões financeiras como a abertura de uma empresa em tempo hábil por meio do melhor enquadramento tributário ou a redução da carga de impostos, tornando o consultório mais competitivo. 


Sempre que o médico precisa tomar uma d
ecisão estratégica sobre o próprio negócio, seja abertura de filiais, entrada de sócios, entre outros questionamentos, pode contar com embasamento sólido de uma assessoria contábil. 


Esta assessoria é responsável por toda a parte burocrática que envolve os procedimentos fiscais e o conhecimento das leis vigentes no país.


Desta forma, o médico pode lidar com as su
as atividades do dia-a-dia, centralizando todas as questões financeiras em uma empresa que entende tudo sobre o assunto. 

Quais são os principais serviços da contabilidade para médicos?

serviços da contabilidade para médicos

Dentre os principais serviços da contabilidade para médicos, estão:


  • Abertura de CNPJ: este processo envolve uma série de etapas, desde a escolha do nome até o contrato social. O auxílio de uma contabilidade é fundamental na escolha da melhor natureza jurídica e do regime tributário;
  • Planejamento tributário: consiste na estruturação do negócio de maneira a diminuir o peso dos impostos por meio de um trabalho periódico;
  • Relatórios e demonstrativos: muito além dos demonstrativos contábeis obrigatórios, como DRE, demonstração de Fluxo de caixa e Balanço Patrimonial. a contabilidade para médicos pode criar relatórios gerenciais com outros tipos de informações;
  • Consultoria em assuntos de saúde: a contabilidade pode auxiliar nos assuntos da área de saúde como por exemplo na Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), PGRSS, demandas dos planos de saúde, entre outros.

Quais são os benefícios da contabilidade para médicos?

benefícios da contabilidade para médicos

Os benefícios da contabilidade para médicos são:


  • Cumprimento da legislação;
  • Organização dos gastos;
  • Serviço profissional;
  • Redução de impostos;
  • Definição de estratégias;
  • Flexibilidade na rotina. 

Contabilidade para médicos

A Operação Contábil é a contabilidade para médicos que se preocupa verdadeiramente com o crescimento do seu negócio. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como migrar do Simples Nacional para o Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A migração do Simples Nacional para o Lucro Real exige comunicação à Receita Federal, planejamento contábil e adequação às novas obrigações fiscais.
Qual a alíquota do IRPJ para empresas no Lucro Real e Presumido
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota básica do IRPJ é de 15% para empresas no Lucro Real e Presumido, acrescida de adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil mensais.
Qual a alíquota da CSLL para empresas no Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota da CSLL no Lucro Real é de 9% para a maioria das empresas e de 15% para instituições financeiras, seguradoras e equiparadas.
Como calcular o IPI na produção industrial
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
O IPI é calculado aplicando a alíquota prevista na TIPI sobre o preço do produto industrializado, considerando saídas da indústria ou do importador.
Como abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Para abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional, é preciso definir o CNAE correto, registrar o CNPJ e optar pelo regime tributário simplificado.
Para qual regime migrar após o desenquadramento do MEI?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Após o desenquadramento do MEI, a empresa pode migrar para o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo do faturamento e da atividade exercida.
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Mais Posts