31 de outubro de 2022
contato@operacaocontabil.com.br

Como fazer a contabilidade de um salão de beleza?

contabilidade de um salão de beleza

A contabilidade de um salão de beleza é feita para otimizar o andamento do local, garantindo que o negócio esteja em dia com as contas, sem perder a produtividade. Entre os serviços de contabilidade estão a abertura de empresa, planejamento tributário e consultoria especializada. 

A contabilidade de um salão de beleza funciona de forma bem diferente das demais empresas, pois, na maioria das vezes, os funcionários que fazem parte da equipe são prestadores de serviços autônomos. 


Por esta razão, é fundamental ter uma assessoria contábil para a resolução de questões de terceirização que evitarão futuros problemas trabalhistas.


Além disso, a contabilidade é de suma importância no que diz respeito ao enquadramento tributário, pois a adequação tributária deve ser feita visando manter o salão em dia com seus encargos, por meio de um modelo mais vantajoso.


Outro setor que merece atenção é a parte de emissão de licenças e autorizações específicas, isto é, o salão de beleza precisa de um acompanhamento contábil para tratar da emissão de licença da vigilância sanitária, vistoria de corpo de bombeiros e demais documentos necessários para o bom funcionamento do local. 

Quais as principais funções da contabilidade para salão de beleza?

principais funções da contabilidade para salão de beleza

Dentre as principais funções da contabilidade para salão de beleza, podemos destacar:



  • Documentação de abertura: o contrato social, inscrição estadual, abertura de CNPJ, e registro na junta comercial são alguns dos documentos que o contador pode auxiliar na emissão;
  • Planejamento tributário: o escritório de contabilidade ajuda a encontrar o melhor modelo de gestão dos encargos e impostos. Além disso, a criação de um Livro Caixa é umas ação que auxilia na redução de impostos;
  • Consultoria especializada: o contador também é responsável por tirar todas as dúvidas sobre a legislação do setor de salões de beleza;
  • Departamento pessoal: todas as questões associadas ao time de funcionários desde folhas de pagamentos até documentos comprobatórios;
  • Otimização da rotina administrativa: com a assessoria contábil o salão perde menos tempo com questões burocráticas, isso otimiza a dedicação com clientes, agenda e serviços oferecidos. 

Qual é a importância da contabilidade para o salão de beleza?

importância da contabilidade para o salão de beleza

A importância da contabilidade para o salão de beleza diz respeito a diversas tributações e processos burocráticos. Nichar um serviço é fundamental para que o trabalho prestado seja ainda mais qualificado. 


A assessoria contábil que lida com salões de beleza, tem como objetivo prestar o suporte necessário para a empresa, tanto na parte fiscal, quanto na trabalhista, ajudando em toda parte de tomada de decisões, visando oferecer o melhor para o cliente. 


O profissional contábil ajuda no controle financeiro e nos demais assuntos burocráticos, desde a abertura até os passos subsequentes para um melhor desenvolvimento. 


Além disso, ele garante a entrega de obrigações acessórias, auxiliando na escrituração da parte financeira, societária e patrimonial do local. 

Contabilidade para salões de beleza

A Operação Contábil é a contabilidade para salões de beleza que se preocupa verdadeiramente com o crescimento do seu negócio. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como migrar do Simples Nacional para o Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A migração do Simples Nacional para o Lucro Real exige comunicação à Receita Federal, planejamento contábil e adequação às novas obrigações fiscais.
Qual a alíquota do IRPJ para empresas no Lucro Real e Presumido
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota básica do IRPJ é de 15% para empresas no Lucro Real e Presumido, acrescida de adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil mensais.
Qual a alíquota da CSLL para empresas no Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota da CSLL no Lucro Real é de 9% para a maioria das empresas e de 15% para instituições financeiras, seguradoras e equiparadas.
Como calcular o IPI na produção industrial
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
O IPI é calculado aplicando a alíquota prevista na TIPI sobre o preço do produto industrializado, considerando saídas da indústria ou do importador.
Como abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Para abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional, é preciso definir o CNAE correto, registrar o CNPJ e optar pelo regime tributário simplificado.
Para qual regime migrar após o desenquadramento do MEI?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Após o desenquadramento do MEI, a empresa pode migrar para o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo do faturamento e da atividade exercida.
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Mais Posts