12 de setembro de 2022
contato@operacaocontabil.com.br

Preciso de um contador para abrir uma empresa?

Preciso de um contador para abrir uma empresa

Apesar de não ser uma obrigatoriedade precisar de um contador para abrir uma empresa, conselhos como o Conselho Regional de Contabilidade (CRCs), sugere a contratação de um profissional especializado para evitar possíveis questões contábeis, tributárias e financeiras.

Assim que o empreendedor formaliza o seu negócio almejando o sucesso, é comum encontrar desafios e obrigações na operação rumo à abertura da sua empresa. Embora o processo para abertura de uma empresa esteja simplificado comparado a anos anteriores, ainda existe muita burocracia durante esta etapa. 


O processo para abrir um negócio envolve etapas bastante complexas. O empreendedor se engana quando acredita que poderá tranquilamente realizar todos os trâmites sem a ajuda do contador, tendo em vista que um simples erro pode ocasionar meses de atraso na criação do CNPJ. Por esse motivo, é fundamental a contratação de um contador para abrir empresa.


É necessário entender que para ter o apoio de um profissional no desenvolvimento do seu negócio, você não precisa contratá-lo para atuar em tempo integral dentro da organização. É possível a contratação de uma assessoria contábil para o gerenciamento de forma terceirizada.


Vale lembrar que, é atribuição do especialista da área orientar o empreendedor nas etapas da abertura de uma empresa. Diante disso, tem sido cada vez maior o número de empresários que contratam o serviço de uma contabilidade online, pois evita erros e torna mais prático o processo, já que a contratação do especialista e envio dos documentos são feitos de forma online. 

contador para abrir empresa

A importância de um contador para abrir empresa está principalmente relacionada com os cuidados que devem ser tomados, como cumprimento de todas as etapas do processo para garantia da conformidade fiscal, como:


  1. Consulta de nome empresarial;
  2. Contrato social, requerimento de empresário ou termo de constituição de EIRELI;
  3. Geração de formulários e taxas da junta comercial;
  4. Enquadramento de ME ou EPP;
  5. DBE – Documento Básico de Entrada no CNPJ;
  6. Requerimento de alvará de licença ou cadastro municipal;
  7. Geração de senha para emissão de notas fiscais.
  8. Termo de opção do Simples nacional.


Nesta hipótese, a abertura é um processo bastante burocrático. Por isso, sim, recomendamos que contrate uma consultoria contábil, visto que é preciso dizer que o trâmite envolve um preenchimento de pelo menos 70 páginas de documentação e o preenchimento incorreto de qualquer informação, por menor que seja o erro, pode atrasar o processo em meses, e as Juntas Comerciais são órgãos bem rigorosos. Além disso, muitos empresários têm problemas futuros ao classificar atividades incorretas que ocasionam o pagamento de mais tributos no futuro.

Como abrir uma empresa?

Como abrir uma empresa

Para abrir uma empresa com segurança e tranquilidade é necessário seguir as etapas:

1º Passo

Levantar a documentação necessária, efetuar a pesquisa de viabilidade de nomes (razão social e nome fantasia), verificação do endereço do negócio.


Após entrar em contato com a equipe da Operação Contábil para começar o processo de abertura seguro, a equipe irá solicitar os documentos necessários para o início do processo, verificar quais nomes de empresa estão disponíveis, já que não é possível terem empresas com o mesmo nome ou razão social e vamos verificar o endereço do negócio. 

2º Passo

Identificar qual o tipo de sociedade (Sociedade Simples, Sociedade Limitada, etc.). Em seguida, vamos te ajudar a identificar qual sociedade mais se encaixa com o seu tipo de negócio, se será sociedade limitada, simples, entre outras.

3º Passo

Definir o porte da empresa Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP); Empresa de Médio Porte e Grande Empresa). Durante o bate papo com o especialista, ele irá dizer em qual formato sua empresa se encaixa de acordo com o faturamento estimado, número de sócios, etc.

4º Passo

Escolher devidamente o/os CNAE (Código Nacional de Atividades) que necessita o seu negócio. Esse processo deve ser devidamente analisado e nosso consultor irá te recomendar as atividades que cabem para seu negócio. Lembrando que atividades indevidas podem acarretar em mais tributação.

5º Passo

Avaliar o regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real). É necessário verificar o que melhor se enquadra para o seu negócio, pois o empreendedor com o auxílio do contador, tem o direito de estruturar o seu negócio buscando a diminuição dos custos, inclusive dos impostos dentro dos parâmetros da lei, a chamada elisão fiscal.

6º Passo

Vamos elaborar o Contrato Social, um documento onde irão constar todas as informações básicas de sua empresa, e efetuar o registro junto à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

7º Passo

Efetuar o registro da empresa junto a Receita Federal para obter o C.N.P.J. Seu CNPJ já está quase em mãos. Vamos efetuar o registro da empresa e enviar a documentação necessária para a Receita por Sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal.

8º Passo

Registrar a empresa junto a Prefeitura onde a sua empresa está localizada. O processo já está quase pronto! Após fazer o registro, você terá o alvará de funcionamento do seu negócio.

9º Passo

Se o tipo de negócio exigir, realizar o registro junto a Secretaria da Fazenda e assim obter a inscrição estadual.

10º Passo

Com todas as etapas anteriores cumpridas é preciso solicitar autorização para emitir notas fiscais, junto a Prefeitura da sua cidade, caso sua empresa preste serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja um comércio ou uma indústria.


Com essas etapas finalizadas, você está pronto para atuar no seu negócio.

Contabilidade para abrir empresa

Contabilidade para abrir empresa

A Operação Contábil é uma contabilidade para abrir empresa com segurança, que se preocupa verdadeiramente com o crescimento do seu negócio. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como migrar do Simples Nacional para o Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A migração do Simples Nacional para o Lucro Real exige comunicação à Receita Federal, planejamento contábil e adequação às novas obrigações fiscais.
Qual a alíquota do IRPJ para empresas no Lucro Real e Presumido
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota básica do IRPJ é de 15% para empresas no Lucro Real e Presumido, acrescida de adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil mensais.
Qual a alíquota da CSLL para empresas no Lucro Real?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
A alíquota da CSLL no Lucro Real é de 9% para a maioria das empresas e de 15% para instituições financeiras, seguradoras e equiparadas.
Como calcular o IPI na produção industrial
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
O IPI é calculado aplicando a alíquota prevista na TIPI sobre o preço do produto industrializado, considerando saídas da indústria ou do importador.
Como abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Para abrir empresa de fisioterapia em São Paulo pelo Simples Nacional, é preciso definir o CNAE correto, registrar o CNPJ e optar pelo regime tributário simplificado.
Para qual regime migrar após o desenquadramento do MEI?
Por Operação Contábil 16 de setembro de 2025
Após o desenquadramento do MEI, a empresa pode migrar para o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo do faturamento e da atividade exercida.
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Mais Posts