14 de março de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como fazer a regularização de uma empresa?

Como fazer a regularização de uma empresa

Para regularizar uma empresa, inicialmente, é necessário descobrir o que levou aquele CNPJ a estar irregular. Situações como ausência de pagamento de impostos, ou a falta do cumprimento de obrigações acessórias, podem fazer com que o CNPJ fique inapto.

O primeiro passo para regularizar sua empresa inapta é realizar uma consulta junto à Receita Federal – pode ser pela plataforma e-CAC, se o representante da empresa tiver um certificado digital - para descobrir o motivo da irregularidade do seu CNPJ, e após obter esta resposta, o ideal é trabalhar junto com seu contador para resolver as pendências apontadas pela Receita Federal, assim a empresa voltará à situação cadastral de “ATIVA”.


O tempo para regularizar o CNPJ vai depender do motivo que causou a irregularidade, e deve ser levado em consideração o tempo gasto para pôr em ordem toda a documentação solicitada e realizar as obrigações acessórias e recolhimento de impostos indicados. Após cumprir todas as obrigações, a liberação do CNPJ pela receita costuma ocorrer em 48h.

Quais são as situações cadastrais consideradas irregulares?

Quais são situações o CNPJ fica irregular

Quando uma empresa está regularizada perante à Receita Federal, sua situação cadastral consta como “ATIVA” no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, todos os outros são considerados irregulares:



  • Inapta;
  • Suspensa
  • Baixada;
  • Nula.

Quais são as causas que podem fazer a empresa ficar irregular?

causas que podem fazer a empresa ficar irregular

As principais causas que tornam um CNPJ inapto são a existência de débitos junto à Receita e a Omissão de Declarações perante o fisco.



Para regularizar um CNPJ que está inapto em decorrência de débitos, o contribuinte deve quitá-los ou realizar o parcelamento da dívida. O governo tem um Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que tem como objetivo a regularização de empresas, através do pagamento ou renegociação de dívidas.


Além da regularização perante o Governo Federal, pode ser necessária a regularização perante o município – pagamento de Alvará e ISS – e o estado – pagamento de ICMS – a depender do caso e da finalidade da empresa (comércio ou serviços).


O CNPJ que está inapto por omissão de declarações, decorre de uma falha da empresa ao cumprir suas obrigações acessórias mensais e anuais. Somente com as declarações, a Receita Federal tem conhecimento da atividade da empresa, por isso, ao deixar de entregá-las, sua empresa pode se tornar inapta.


O relatório emitido pela Receita Federal vai indicar quais são as declarações faltantes, o que vai possibilitar o empreendedor cumprir com as pendências para regularizar sua empresa inapta por omissão de declarações.


É importante esclarecer que, as obrigações acessórias de cada empresa é diferente para cada tipo jurídico de empresa: empresas optantes pelo simples nacional; empresas tributadas pelo lucro presumido, empresas tributadas pelo lucro real, MEI optantes pelo simples nacional e as associações e entidades sem fins lucrativos.


As consequências de ter o CNPJ inapto são:


  • Impedimento de abrir novo CNPJ;
  • Impedimento de realizar movimentação em contas bancárias;
  • Risco de a Fazenda dar baixa unilateralmente (de ofício) no CNPJ;
  • Invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais, em entidades governamentais, bancos, licitações e etc.;
  • Nulidade de documentos fiscais;
  • Responsabilização pessoal dos sócios pelas dívidas da empresa.

Contabilidade para regularização de empresas em SP

A Operação Contábil é uma contabilidade para regularização de empresas em São Paulo com atendimento online, que conta com ampla experiência no setor contábil. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe para saber mais sobre imposto de renda, clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como calcular o ISS para empresas de serviços
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
O ISS é calculado aplicando-se a alíquota definida pelo município sobre o preço do serviço prestado, variando geralmente entre 2% e 5%.
Créditos de ICMS: como funcionam e como utilizar?
Por Operação Contábil 11 de setembro de 2025
Os créditos de ICMS permitem compensar o imposto pago nas compras com o devido nas vendas, reduzindo a carga tributária e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Como abrir empresa para médico com redução de tributos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para abrir empresa para médico com redução legal de impostos e aumento da lucratividade, é preciso planejamento contábil e escolha do regime tributário certo.
Contabilidade para dentistas em São Paulo: como pagar menos impostos
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade para dentistas em São Paulo permite pagar menos impostos com CNPJ, escolha do regime tributário adequado e dedução legal de despesas.
Contabilidade para abertura de empresa para engenheiros no Simples Nacional em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade especializada auxilia engenheiros em São Paulo a abrir empresa no Simples Nacional, garantindo economia tributária, regularização e segurança fiscal.
Escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Um escritório de contabilidade especialista em associação de advogados em São Paulo proporciona redução de tributos, regularização fiscal e gestão segura da sociedade.
Contabilidade para fisioterapeutas autônomos em São Paulo
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
A contabilidade ajuda fisioterapeutas autônomos em São Paulo a pagar menos impostos, emitir notas fiscais e organizar o consultório com segurança jurídica.
Como reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul
Por Operação Contábil 2 de setembro de 2025
Para reduzir impostos com planejamento contábil para psicólogos em São Paul: reduza impostos abrindo CNPJ, escolhendo CNAE correto e regime (Simples com fator R ou Lucro Presumido), controlando folha, deduzindo despesas e aplicando planejamento mensal.
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Mais Posts